A Primeira Consulta De Ginecologia
A maioria dos problemas de saúde habituais podem ser prevenidos se nos cuidarmos e nos deixarmos cuidar por especialistas adequados. Para as mulheres, um dos aspectos mais importantes é o cuidado ginecológico, sendo por isso aconselhável fazer uma ida ao ginecologista com alguma periodicidade, fazer check-ups anuais para prevenir possíveis doenças e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.
O principal objetivo do exame ginecológico é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos: o útero, os ovários, as trompas de falópio, colo do útero, a vagina, os grandes e pequenos lábios. Também são observados sinais de câncer nas mamas.
Com que idade é que se deve ir ao ginecologista pela primeira vez?
Não existe uma idade específica para a primeira ida ao ginecologista, embora seja conveniente que todas as meninas entre os 13 e os 15 anos de idade, tenham a sua primeira consulta de ginecologia, em especial quando aparecem os primeiros sinais de amadurecimento dos nossos órgãos sexuais e após a vinda da primeira menstruação (menarca).
É muito importante também irmos regularmente ao ginecologista a partir do momento em que iniciamos a nossa primeira relação sexual, em primeiro lugar, para prevenir qualquer alteração do sistema genital feminino e, em segundo lugar, para esclarecer dúvidas sobre sexualidade, contracepção (métodos contraceptivos) e fazer pelo menos uma vez ao ano o seu Papanicolau, como prevenção ao câncer de colo de útero. Além disso, tendo ou não relações sexuais, qualquer alteração em seus órgãos genitais, irregularidade do seu ciclo menstrual ou fluxo vaginal deverá merecer uma ida ao seu ginecologista. Portanto o acompanhamento do ginecologista na vida da mulher devera iniciar na idade jovem e permanecendo na vida adulta, climatério e menopausa, visando cuidados da saúde intima e melhoria na sua qualidade de vida